Cabelos

Cabelos: como cuidar da melhor forma dos seus!

Existem vários tipos de cabelos e cada um com suas variações, resultado de uma grande mistura genética que teve origem a centenas de anos.

Ao longo do tempo o Brasil se tornou um dos países mais ricos em belezas naturais e culturais do mundo. E como parte disso também se enquadra os diferentes tipos de cabelos.

E com tudo isso, o mercado percebeu a necessidade de criar produtos para ajudar as pessoas a cuidar de seus cabelos. Contudo surgiu uma infinidade de cosméticos para atender essa demanda, e com o intuito de ajudá-la, veja algumas dicas para cuidar dos seus cabelos. 

Cuidados para cada tipo de cabelo

O cabelo humano é composto por vários elementos entre os principais estão, carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio e enxofre. Elementos que quando unidos formam a queratina, o mesmo material das unhas, só que em camadas microscópicas e finas.

Todo o tipo de cabelo possui o mesmo padrão de elementos, e o que os difere uns dos outros, é a porcentagem de cada um desses elementos. Sendo assim, a diferença entre um cabelo liso e um crespo é a quantidade de carbono, por exemplo.

O mesmo vale para as diferentes tonalidades naturais. Contudo existem diversas maneiras de cuidar de cada modelo de cabelo. No entanto, têm algumas dicas que valem para todos eles, lavá-los com água corrente fria, por exemplo, isso os fortalece e dá brilho a eles.

Mas existem cuidados que são específicos para cada variação de cabelo, veja alguns deles.

Cabelos cacheados

Antes de aprendermos a cuidar dos cabelos cacheados, é preciso entender que dentro da categoria cabelos cacheados existem outras subcategorias. Os cachos se dividem em 3A, 3B e 3C, mas não se preocupe.

A diferença entre eles é apenas em sua curvatura. Cabelo do tipo 3A possui uma curvatura aberta, onde os cachos são volumosos. Cachos 3B têm curvatura um pouco mais fechada, como a espiral de um caderno com dez matérias, para facilitar a sua interpretação.

Já os cabelos com cachos tipo 3C têm uma curvatura bem fechada, neste caso podem ser comparados com a espiral de um caderno com uma matéria. Com tudo, o mercado tem disponível uma série de produtos para conservar os cabelos cacheados.

Produtos que vão desde shampoos a geléias capilares, cremes utilizados para penteá-los. Sendo assim, existem várias marcas que fabricam esses cosméticos. Para manter seus cabelos saudáveis, sempre opte por produtos que indiquem em sua embalagem o seu tipo de cacho.

Além disso, dê preferência a cosméticos feitos com produtos naturais, assim não vai ter problemas futuramente para reconstruir seus cachos.

Cabelos lisos

Os cabelos naturalmente lisos são mais simples, porque não têm tantas ramificações. As variações no caso ficam por conta do volume e da espessura. Alguns cabelos são finos, mas volumosos, já outros são mais grossos porém, ralos, não tem volume e vice versa.

Sendo assim é preciso ter bastante cuidado com os cabelos mais finos, uma vez que eles são mais frágeis. Por isso sempre que for adquirir um produto para cabelos lisos, é fundamental que pesquise bem sobre ele. Não confie unicamente na opinião das vendedoras.

Em via de regra é recomendado que os cabelos lisos sejam constantemente hidratados. O que pode ser feito com a aplicação de uma máscara a base de babosa, planta considerada milagrosa por muitas mulheres, devido seu potencial em gerar brilho às madeixas.

O creme de hidratação deve ser aplicado massageando apenas os cabelos, sem atingir o couro cabeludo. Não que ele faça mal ao tecido capilar, mas quando aplicado em excesso pode ocasionar no surgimento de caspas.

Contudo, confira as instruções no rótulo do produto, e mais uma vez pesquise bem antes de comprar um cosmético para usar em seus cabelos. Isso porque madeixas lisas são mais sensíveis e difíceis de recuperar quando danificadas do que qualquer outro tipo de cabelo.

Cabelos com química

Se os seus cabelos já têm química e pretende mantê-los assim, o processo para cuidar deles exige um pouco mais de trabalho. Isso porque os cuidados variam de acordo com o tipo de química aplicada.

Sendo assim, busque orientação da cabeleireira que fez a aplicação dos produtos. Cada um possui uma composição química que quando combinada com outras muito diferentes, pode ocasionar em reações alérgicas, que em casos mais graves chega a causar a morte.

Cabelos coloridos

Hoje no mercado existem inúmeros tipos de tinturas cada uma com suas especificações e modo de aplicação. Contudo, tem algumas dicas que podem ser aplicadas a todas elas e a todos os modelos de cabelos.

A primeira delas é que você precisa conhecer bem a marca e modelo de tintura que está aplicando em seus cabelos, para evitar alergias ou que eles caiam.  Sendo assim, para checar se tem alergia ou não, basta aplicar um pouquinho da tinta em seu braço.

Outro fator que precisa ser levado em conta, é que antes de aplicar uma nova cor aos cabelos tem-se que descolori-los. Esse fato irá fazer com que eles absorvam melhor a tintura.

Além disso, na maioria das vezes os cabelos já foram pintados, e quando você mistura uma tintura com a outra resulta em uma cor nova como quando se mistura diferentes cores de giz de cera.

Para conhecer mais sobre os mais diversos tipos de cabelos, veja abaixo nossas categorias sobre o assunto: