Cabelos Cacheados

Quando falamos de cabelo cacheado falamos de um zelo extra, pois este tipo de cabelo tende a ter a necessidade de muito mais cuidado que o cabelo liso, por exemplo.

Porém, é preciso primeiramente saber identificar seu tipo de curvatura para então utilizar os produtos ideais para seu tipo de cabelo.

Entenda agora as diferenças dos grupos de curvatura e quais os principais cuidados do cabelo cacheado.

Curvatura dos cabelos

Atualmente é praticada uma denominação específica para cada textura de cabelo que caracteriza a curvatura do fio.

Esta divisão em grupos foi criada para diferenciar os tipos de cabelo e facilitar o cuidado específico para cada tipo de fio.

A partir disso, produtos estão sendo feitos para cada tipo de fio e suas embalagens levam a informação da curvatura, o que facilita na hora da identificação e consequentemente no momento do cuidado.

Tipos de cabelos

Cabelos lisos

Cabelos lisos são considerados cabelos do grupo 1, com curvaturas que vão do 1A, 1B e 1C, sendo o primeiro o cabelo extremamente liso e fino, o segundo aquele cabelo com um leve movimento e espessura média e o terceiro o cabelo que possui algumas ondas, fios mais grossos e volumosos, porém sem formação de cachos.

Cabelos ondulados

Os cabelos ondulados são cabelos que possuem uma textura um pouco mais ondulada em formato de S, chegando a formar cachos em ondas mais significativas.

cabelo com ondas

Os cabelos do grupo 2 são considerados os cabelos com curvatura 2A, 2B e 2C, variando a curvatura do fio com raiz lisa, espessura fina e de leve ondulado, ao cabelo com raiz mais grossa e a formação de cachos mais soltos.

Muitas vezes este tipo de cabelo pode ser confundido com o cabelo liso e se não tratado com os produtos adequados podem provocar a falsa impressão de desleixo.

Cabelos cacheados

A variação dos cabelos cacheados vai do 3A, 3B e 3C.

Este grupo de fios, são os cabelos que formam cachos significativos em sua extensão, com aspecto espiral mais fechados ou abertos.

Os cabelos 3A possuem uma espessura média, com volume e bastante frizz. Já os 3B são fios mais espessos, com cachos e costumam ser mais secos.

Os cabelos 3C são os fios mais secos do grupo, com espessuras que variam e seus cachos são muito bem definidos desde a raiz.

Cabelos afro ou crespos

Cabelos do grupo 4 são os cabelos crespos ou afros, os cabelos mais secos de todas as curvaturas.

Os fios tendem a ter cachos muito mais aspirais ou apenas uma curvatura zigue-zague.

cabelos afro

A variação dos fios são: 4A, cabelos mais finos, com cachos e bastante volumosos; os 4B são fios bastante ressecados que podem formar cachos ou zigue-zagues; e os cabelos 4C que não formam cachos, são extremamente volumosos, muito sensíveis e quebradiços.

Dicas de cuidados com o cabelo cacheado

Conforme falamos anteriormente, os cabelos cacheados (grupos 2, 3 e 4), atualmente, possuem a atenção de muitas marcas que perceberam que estes tipos de cabelos não tinham acesso a variados tipos de produtos, porém, nem sempre foi assim.

Antigamente, o mercado da beleza era voltado majoritariamente aos cabelos lisos, o que fazia com que os cacheados sofressem muito com o cuidado dos fios e optassem, muitas vezes, pelo alisamento dos cabelos.

Hoje em dia, os cacheados ganharam muito espaço no mercado de cosméticos, conseguindo sessões específicas das farmácias, perfumarias e mercados, com uma infinidade de variações de produtos adequados para cada curvatura.

Porém, além da utilização destes produtos, iremos listar algumas dicas de cuidados com o cabelo cacheado para você ter, cada vez mais, um cabelo saudável e bonito.

Faça um bom cronograma capilar

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os cabelos que utiliza 3 etapas: hidratação, nutrição e reconstrução.

Estas etapas são realizadas de maneira intercalada, promovendo uma espécie de tratamento capilar e resultando na recuperação e manutenção dos fios.

Para saber qual etapa seu cabelo está precisando com mais potência, é preciso fazer alguns testes antes como o da porosidade e da oleosidade.

O teste da porosidade é feito da seguinte maneira: você coloca um fio de cabelo sobre a água em um recipiente e observa como este fio se comporta com o passar dos minutos.

Se após 5 minutos o fio permanecer flutuando, é sinal que o seu cabelo está precisando de hidratação, se ele ficar apenas um pouco submerso, ele está necessitando de nutrição e se ele afundar completamente, será necessário fazer a reconstrução.

O teste da oleosidade é realizado a partir da observação dos fios e a oleosidade natural que eles têm. Dependendo da quantidade de óleo natural que seu cabelo fabrique, você poderá investir mais em uma etapa do que outra.

Utilize hidratações caseiras

Produtos naturais são componentes riquíssimos em hidratações caseiras, isso porque muitas das suas propriedades e dos seus nutrientes são por si só capazes de cuidar dos fios cacheados.

Óleos vegetais, babosa, frutas e mel são alguns dos produtos que podem ser utilizados em hidratações caseiras para cabelos cacheados.

Para fazer bom proveito das características nutritivas destes produtos, você pode utilizar em conjunto com um pote de creme de hidratação, de maneira semanal ou quinzenal, de acordo com a necessidade do seu cabelo.

Saiba como conseguir um bom Day-after

Day-after é o termo em inglês que se refere aos dias pós lavagem do cabelo, ou seja, é a sequência de dias em que você não lava o cabelo após finalizá-lo.

Ter um bom day-after, na linguagem dos cabelos cacheados, é conseguir um resultado satisfatório no quesito finalização e definição dos cachos sem a necessidade de realizar uma nova lavagem.

Para conseguir este resultado, você precisa, primeiramente, ter seu cabelo muito bem cuidado, pois este é capaz de segurar a finalização por muito mais tempo.

No dia seguinte à lavagem, utilize suas próprias mãos para soltar os cachos e se necessário, utilize algum produto que ofereça umectação aos seus fios.

Cortes para cabelo cacheado

Cortes para cabelos cacheados, em geral, são diferentes dos cortes para outros tipos de cabelo. Afinal estes precisam ser pensados para este tipo específico de cabelo.

Todos os tipos de cabelo exigem cuidados particulares, especialmente os cabelos ondulados, cacheados ou crespos. Normalmente os últimos necessitam de uma rotina de cuidados maiores e a utilização de produtos adequados para estas curvaturas.

Conheça agora algumas dicas de cortes para cabelos cacheados para você não errar na hora de aparar seus fios.

Cortes para cabelo cacheado curto

Uma grande preocupação das pessoas que possuem cabelos cacheados é em relação ao corte de cabelo.

Em alguns casos, o corte pode influenciar no volume e na definição dos cachos. O que as cacheadas mais temem é a perda destas características que atrapalham a curvatura dos cachos.

Os cabelos cacheados curtos, precisam de um bom corte de cabelo que enalteça a beleza das curvas, portanto, não basta apenas se submeter a um corte, é preciso fazer o corte certo que valorize este tipo de cabelo.

cabelo ondulado

Para que você consiga utilizar seu cabelo cacheado curto, sem perder a definição e preservando o volume, converse com o profissional que irá cortar seu cabelo para que ele faça cortes em camadas.

Quanto mais camadas você tiver em seu cabelo, mais definido ele ficará, mesmo estando com o comprimento mais curto.

Agora se você não quer um cabelo muito volumoso, porém, quer usá-lo curto, peça para que ele preserve o comprimento dos fios sem muitas camadas, assim você terá um corte curto, porém com menos volume.

Corte para soltar os cachos

Uma técnica muito utilizada para realizar um bom corte em cabelos cacheados é o corte à seco. E para obter um resultado de cachos soltos e definidos, este tipo de corte é ainda mais recomendado.

Cabelos cacheados tendem a ter mais de uma curvatura em toda a extensão da cabeça. Ou seja, é muito comum encontrar mechas mais onduladas e outras mais crespas em uma mesma cabeça.

Realizando o corte com o cabelo molhado, o profissional tende a utilizar a mesma técnica de corte em todos os fios, de maneira uniforme, não respeitando as diferenças naturais dos fios.

Com o corte à seco, a curvatura dos cachos naturais será preservada pelo profissional. Assim, você alcançará um resultado muito mais próximo do desejado.

Com esta técnica, os cachos ficam mais soltos e definidos e o aspecto geral do cabelo fica muito mais harmônico.

Corte para diminuir o volume

A melhor maneira para evitar ou retirar o volume de um cabelo cacheado é o corte em U, ou V, em camadas ou cascata, preservando o movimento do cabelo.

Estes tipos de corte, se feitos em poucas camadas, favorecem a redução do volume das curvas e promove a união dos fios formando cachos mais definidos.

Um corte a ser evitado pelas cacheadas é o corte reto.

O corte reto, não distribui os cachos de maneira harmônica, criando uma forma triangular do corte e a “quebra” do caimento natural das curvas.

Cortes retos podem ocasionar aquele efeito mais armado, que a maioria dos cacheados não quer. Então se você não gosta desse estilo mais volumoso, fuja dos cortes mais retos.

Corte para cabelos crespos

No caso dos cacheados crespos, o volume costuma ser um dos resultados mais desejados já que esta curvatura favorece os penteados armados e volumosos.

Caso o crespo queira um resultado de cabelo mais volumoso como um black power, por exemplo, o corte arredondado é o ideal.

Além do corte redondo, uma ótima aliada do cabelo crespo é a finalização. Pois o corte por si só não é capaz de trazer o efeito que o cabelo crespo quer, dependendo da curvatura do fio.

Corte de cabelo cacheado com franja

Cabelos cacheados com franja são uma tendência atual e para conseguir este efeito é preciso tomar muito cuidado na hora do corte.

A franja sempre deverá ser cortada à seco, pois assim como o restante dos cabelos cacheados, os fios tendem a ficarem mais curtos após a lavagem.

Todos os cabelos, quando molhados, adquirem uma curvatura mais lisa e menos volumosa. Isso causa a falsa sensação de que o cabelo possui uma outra curvatura diferente da original.

cabelo afro

Ao secar o cabelo, o cumprimento dos fios encolhe e adquire um tamanho muito menor, então é preciso evitar cortar seu cabelo quando molhado.

Portanto, a melhor maneira de realizar o corte da franja, é com o cabelo natural, à seco e utilizando apenas uma pequena mecha para não resultar em formato e volume indesejado.

Eu consigo cortar meu próprio cabelo?

Cortar o próprio cabelo nunca é recomendável, ainda mais para cabelos cacheados ou crespos.

Este tipo de cabelo, precisa ser cortado por um profissional especializado pois muitas vezes, o cacheado não tem total visão da cabeça e pode acabar causando “buracos” no resultado final do corte.

cabelo crespo

Além disso, ter domínio das técnicas de corte, proporcionará ao cabelo um resultado muito mais bonito, favorecendo o crescimento e o cuidado diário.

Como acertar no profissional para realizar meu corte?

Para escolher o profissional para cortar seu cabelo, procure por aqueles que são especializados em cabelos cacheados.

Atualmente, há muitos profissionais especializados exclusivamente em cabelos cacheados, que além deles possuírem experiência neste tipo de cabelo também dominam as técnicas adequadas.

Como foi dito acima, prefira um corte a seco, porque é a única maneira de entender o cabelo como realmente é, o único método também para controlar e equilibrar os volumes. Impossível obter o melhor resultado quando você corta os cabelos molhados, quase lisos.

cabeleireiro

O tamanho nunca é o mesmo em toda a cabeça, de repente, para não criar um capacete, procure trabalhar mecha por mecha. Com a técnica de corte usual, os resultados são muito geométricos.

Em suma, existem tantas maneiras de cortar o cacheado quanto você pode imaginar. Encontre o cabeleireiro certo para obter resultados satisfatórios. Corte o cabelo regularmente para eliminar pontas duplas, mechas secas ou mesmo aumentar o volume do seu black, se assim preferir!

Portanto, muitas vezes chegamos no salão com uma ideia pronta do que queremos ou uma imagem de referência, porém, somente um profissional qualificado será capaz de indicar o melhor tipo de corte para o seu caso.

Estes profissionais também podem ajudar a evidenciar então ainda mais a beleza e o estilo do cliente. Afinal, eles estarão realizando cortes para cabelos cacheados que harmonizam com as mais variadas formas de rosto.

Não tenha medo de ousar no corte e entregar suas madeixas a um profissional, ele certamente saberá favorecer seu cabelo e te proporcionar um resultado muito mais bonito.

Tratamento para cabelos cacheados

Você tem cabelos encaracolados e muitos invejam seus cachos bastante naturais. No entanto, cabelos cacheados e crespos exigem muita atenção, na verdade eles têm a tendência irritante de ressecar e são necessários cuidados nutritivos para não ter cabelos com aspecto de palha…

Proteja seu cabelo cacheado dos danos

Cachos, volume … estas são as palavras que vêm à mente quando você pensa em cachos. No entanto, os cabelos cacheados também são caracterizados por sua secura e fragilidade, sem esquecer a tendência de se enrolar em clima úmido.

O que faz algumas pessoas terem cabelos completamente lisos, enquanto outras têm cabelos encaracolados? Genética, é claro! Na verdade, são os genes que determinam se os folículos capilares serão planos ou curvos. Se for liso, o cabelo crescerá liso, se for curvado, ficará crespo ou cacheado.

A preocupação é que, a cada momento, as escamas de queratina são mobilizadas para que o movimento ocorra, o que enfraquece os cabelos. Além disso, o lado “retorcido” dos cabelos cacheados impede que o sebo produzido pelo couro cabeludo se espalhe uniformemente sobre os cabelos: ele não possui hidratação e fica mais frágil, fica seco. Para contrabalançar isso, o cabelo encaracolado, portanto, precisa particularmente ser nutrido e hidratado.

Cuidado com a umidade

O inimigo indiscutível dos cabelos encaracolados é a umidade! Assim que começar a chuviscar, você pode ter certeza de que seu cabelo será invadido pelo frizz que você odeia!

Para entender esse fenômeno, você deve saber que seu cabelo é composto principalmente de moléculas de queratina. No entanto, na presença de água, os elos entre essas moléculas se tornam mais estreitos e meio que “se dobram” em si mesmos.

Resultado: enquanto o cabelo liso tende a enrolar, seu cabelo enrola mais do que o normal e você acaba ficando irritada com isso. A solução? Hidratação, de novo e de novo! Você entendeu, portanto, o que seus cachos precisam acima de tudo é hidratação, o objetivo é suavizar as escamas.

Assim revestida, a cutícula será de algum modo impermeabilizada, o que reduzirá os fluxos de umidade prejudiciais entre os cabelos e o meio ambiente. Seus cachos serão melhor desenhados e cheios de vida.

Tratamento para cabelos cacheados: passo a passo para cuidar dos seus cabelos

Fragilidade, secura, frizz, seus lindos cachos vêm em todas as formas de cabelo! A fim de preservar esta linda juba de cabelos naturais, descubra os gestos a adotar para acabar com seus cachos secos!

Em primeiro lugar, evite desembaraçar o cabelo, se preferir, opte por desembaraçar após aplicar o condicionador, a máscara nutritiva ou o leave-in com um pente de dentes largos. Quando secar o cabelo, massageie-o suavemente em vez de esfregar com a toalha; caso contrário, você terá cabelos opacos e ásperos – as cutículas foram viradas de cabeça para baixo – seus cachos ficarão cheios de nós!

Estilize seu cabelo simplesmente com os dedos, para não quebrar os cachos e deixe-os secar ao ar livre. O calor do secador enfraquece seus belos cachos, opte por um difusor e uma temperatura baixa para belos cachos e cabelos preservados.

Invista em toalhas de seda ou cetim, que preservam mais os cachos do que o algodão. Quando você acordar, se os seus cachos não estiverem definidos, pulverize um pouco de óleo de elixir de Karité e óleo de argan no cabelo.

Chega de equipamentos à calor!

Seus cachos são frágeis, portanto, evite alisamentos e alisamentos muito agressivos! O calor e os produtos químicos tornam o cabelo mais poroso, quebrado e de fato ainda mais seco e indomável! Nosso conselho: basta aceitar a natureza sublime do seu cabelo encaracolado!

secar o cabelo

No verão, o sol, o vento, a areia enfraquecem ainda mais os cabelos, atacando a queratina, seu principal constituinte, responsável por sua elasticidade, permeabilidade e resistência. Para evitar ressecar ainda mais os cabelos, aplique óleo nos cachos com cuidado, amarre os cabelos (não muito apertados) e proteja-os com um lindo chapéu. Evite molhá-los quando nadar e, se isso não for possível, lave-os com água fresca após cada banho.

A rotina de beleza com os melhores produtos para cabelos cacheados

Para preservar seus belos cachos naturais, muitas empresas criaram uma rotina de bem-estar para sublimar e nutrir seus magníficos cabelos encaracolados enquanto o deixa radiante graças a ingredientes da natureza!

Um shampoo de nutrição intensa para cabelos muito secos, encaracolado com manteiga de karité e óleo de argan, lava suavemente e nutre intensamente a fibra capilar. É melhor aplicá-lo duas a três vezes por semana no máximo, para não agredir o cabelo e torná-lo ainda mais poroso.

Opte por um condicionador muito hidratante, como o da linha de nutrição intensa para cabelos secos e encaracolados com óleo de argan e manteiga de Karité da Pantene.

Aplique nos comprimentos, o cabelo ficará desembaraçado e você limitará a quebra para obter cachos bonitos e bem desenhados.

Uma vez por semana, deixe uma máscara para nutrir profundamente seus cachos. Lembre-se que a hidratação é crucial para quem tem cabelos cacheados. Manteiga de karité e óleo de argan, o segredo ancestral de beleza das mulheres, são os ingredientes que muitas cacheadas precisam para deixar seu cabelo encaracolado simplesmente radiante!

Produtos para cabelos cacheados

Confira a seguir uma lista rápida de produtos para cabelos cacheados que definitivamente mudarão seus cabelos e trarão o brilho e a maciez que foi perdida durante anos de tratamentos químicos e diversos outros gestos que prejudicam seus cabelos.

Lembre-se de sempre testar o que melhor funciona para seus cachos, e sempre fazer a aplicação da forma correta para não perder nenhum benefício! Continue lendo para descobrir produtos que revolucionarão seus cachos.

Yamasterol – Yamá

Sua vantagem: sua textura creme não pegajosa que doma cabelos rebeldes e aprimora os cachos sem sobrecarregá-los.

yamasterol

A rotina certa: aplique nos cabelos úmidos, crie cachinhos, seque com um difusor e solte os cachinhos enquanto os pressiona para criar um efeito ondulado. Vale ressaltar que este creme também pode ser usado como pré-shampoo, creme para pentear sem enxágue, condicionador, co-wash ou protetor de fios em piscinas e praias.

Máscara hidratante – Forever Liss Cachos

Sua vantagem: sua fórmula contém elastina, queratina e óleo de abacate que promovem cachos definidos, macios, além de diminuir o frizz.

A rotina certa: aplique uma vez por semana após a lavagem ou o condicionamento. Deixe por alguns minutos e depois enxágue.

Ativador de cachos intenso – Salon Line

Sua vantagem: sua tecnologia exclusiva de memória de forma que adiciona mola aos cachos e corrige o movimento.

ativador de cachos salon line

A rotina certa: aplicar após o banho nos cachos ainda úmidos, em um movimento torcido.

Creme D’huile Óleo Curl – Kérastase

Sua vantagem: sua inovadora textura elasto-creme que energiza o movimento dos cachos e proporciona brilho ideal. Indicado para cabelos com fios mais grossos e pesados, enriquecido com óleos naturais.

d´huile oleo curl

A rotina certa: um pouco do produto nos cachos antes de modelar.

Ativador de cachos Black Mult Cachos – Mutari

Sua vantagem: o complexo “Curl Memory” (cristais de açúcar, óleo de Moringa e filtros UV) que fornece hidratação, maciez e brilho aos cabelos encaracolados.

ativador de cachos mutari

A rotina certa: algumas aplicações em todo o cabelo para redefinir e refrescar seus cachos. É indicado para todos os tipos de cabelo cacheado, de todas as curvaturas (2ABC, 3ABC, 4ABC).

Creme modelador – Wave Lowell

Sua vantagem: sua fórmula “low poo”, com pouco surfactante, que lava e cuida dos cabelos encaracolados com o mesmo gesto.

A rotina certa: aplique nos cabelos úmidos sem ensaboar, deixe agir por 5 a 10 minutos e depois enxágue abundantemente.

Como ter cachos mais volumosos?

Se você deseja mais volume, também temos algumas dicas! Ao tentar definir perfeitamente seus cachos, às vezes você perde volume. Antes de seguir nossos conselhos: faça as pazes com o frizz. São naturais e nunca desaparecem. O Frizz nos permite ter mais volume, então você deve estabelecer seu objetivo desde o início, ou seja, definição a todo custo, volume na parte inferior ou um equilíbrio entre os dois!

Você pode tentar todos os truques do mundo, se o seu corte de cabelo não for propício ao volume, ele não funcionará! Quanto mais longo o cabelo, mais pesado e mais relaxados são os cachos. É necessário elevar, especialmente no topo da cabeça, trabalhando os comprimentos de cada mecha.

Ao aplicar muitos produtos de modelagem e usar apenas shampoos suaves (ou co-lavagem ), podemos acabar com os cabelos pesados. É por isso que pode ser útil usar um shampoo purificador ou anti-resíduos para remover os resíduos de produtos acumulados e restaurar a luminosidade.

Veja abaixo nossos posts relacionados, tenho certeza que você irá amar!

cabelo cacheado
Cabelo cacheado – quais os melhores cortes e penteados?
Cada vez mais, as mulheres estão evitando fazer alisamentos e assumindo seu lindo cabelo cacheado ...
Leia Mais
transição capilar
Como cachear o cabelo em transição disfarçando a parte lisa?
Quem está passando por uma transição capilar sabe muito bem que é muito difícil esconder ...
Leia Mais
babyliss
Babyliss – como usar sem estragar os cabelos?
Hoje em dia, com um bom modelador como Babyliss, você pode criar penteados realmente perfeitos, ...
Leia Mais