O uso de glicerina no cabelo é uma prática bastante famosa, tendo em vista seu efeito de hidratação. Muitas pessoas fazem uso desse composto para auxiliar na manutenção da saúde dos fios.
Desse modo, é fundamental compreender como a glicerina age e quais são todos os benefícios que ela pode proporcionar. E ainda, de que forma ela deve ser aplicada.
Portanto, esse artigo vai te deixar por dentro de tudo sobre glicerina no cabelo. Acompanhe ainda 4 formas de uso que vão te deixar muito satisfeita com o resultado final. Vamos lá.
O efeito da glicerina no cabelo
A sua principal característica sem dúvidas é sua capacidade hidratante. Porém, ela ainda possui efeitos nutritivos e emoliente. Isso acontece porque ela consegue realizar uma transferência de umidade para seus cabelos, fazendo com que eles fiquem hidratados e saudáveis.
Os benefícios que esse composto proporciona aos seus fios
Fora o efeito que foi citado logo acima, a glicerina é capaz de trazer outras vantagens igualmente interessantes. Veja quais são cada uma delas.
- Estimula definição dos cachos, no caso de cabelos cacheados;
- Controla o frizz;
- Combate a formação de pontas duplas;
- Oferece resistência à fibra capilar;
- Deixa os fios muito macios e com brilho.
Onde encontrar glicerina? É fácil?
Apesar de muitas pessoas acharem que esse é um elemento difícil de achar, isso não é uma verdade. Muito pelo contrário, praticamente todas as lojas de cosméticos vendem glicerina. Ela vem em um pote no qual você pode usar diversas vezes.
Ainda, você pode comprá-la em farmácias também. No entanto, lembre-se de comprar a de origem vegetal. Ela é a mais indicada para usar nos cabelos em geral.
Formas de aplicar a glicerina no cabelo
Máscara caseira
Se você busca uma forma de deixar seu cabelo mais contido, ou como se chama popularmente “desmaiado”, essa forma é ideal. É super simples e o resultado é sensacional.
Então, você vai precisar de algumas coisas. A primeira delas é de uma máscara, podendo ser qualquer uma que você goste. Ainda, é necessário óleo vegetal, vinagre e a própria glicerina. Confira as medidas corretas abaixo.
- Máscara: 15 mL;
- Glicerina: 5 mL;
- Vinagre de arroz: 1 colher de sopa;
- Óleo vegetal: aproximadamente 3 gotas.
Dessa forma, basta misturar os elementos e aplicar com glicerina no cabelo por 20 min. Use uma touca para potencializar o efeito. Em seguida, é só lavar normalmente.
Mistura de leite de coco e glicerina
Esses dois componentes atuando juntos, são responsáveis por garantir uma hidratação profunda nos seus fios. Você só precisa de 2 colheres de sopa de uma máscara qualquer, 2 colheres de leite de coco e 5 mL de glicerina.
Assim, você vai lavar seu cabelo com shampoo e depois que remover um pouco a umidade, aplicar a mistura. Com uma touca térmica, deixe ela agindo por 15 min. Por fim, é só lavar e pronto.
Combinação hidratante
Aqui, você precisa de 10 mL de bepantol líquido, 10 mL de glicerina e 2 colheres de qualquer máscara hidratante. Passe no cabelo por 20 min com a touca térmica e em seguida, enxague.
Somente a glicerina
Essa é a forma mais básica. Basta misturar a proporção de máscara que normalmente você aplica, com 5 mL desse composto. Deixe descansar por 20 min com touca e depois lave.
Então, vale ressaltar que pode ser que um desses métodos funcione mais que outros para seu tipo de cabelo. Aí a melhor forma de saber qual é melhor, é testando. Porém, lembre-se, nenhum deles irá prejudicar seus fios.
Pontos importantes para um bom resultado final
Se você está querendo que seu cabelo passe por uma hidratação eficiente, é interessante levar algumas coisas em consideração. São pontos simples, mas que no final fazem toda a diferença. Então, preste atenção nos tópicos seguintes.
Cuidado com a umidade do ar
Fazer esse tipo de hidratação em dias secos não é o recomendado. Isso porque a glicerina absorve a umidade do ar e transfere para seu cabelo. Então nesses dias mais secos, ela não tem de onde tirar essa umidade e vai acabar removendo a que tem nos seus fios.
Assim, você ficará com eles ainda mais ressecados. Você resolve esse problema facilmente olhando em aplicativos de celular o grau de umidade. O ideal é que esteja acima de 70%. Verifique sempre antes de usar glicerina no cabelo.
Além disso, você pode usar um borrifador com água e aplicar nos seus fios logo em seguida de ter colocado a máscara. Isso fará com que sua ação hidratante não seja prejudicada.
Outro ponto importante é, de forma alguma segue seu cabelo com secador. Qualquer objeto que aja pelo calor, irá absorver completamente a umidade e, por conta da glicerina, você terá um efeito de ressecamento, ou seja, o oposto do planejado.
Não troque a glicerina por nenhum outro produto com aspecto parecido
Esse é um composto que tem uma aparência viscosa, certo? Além disso, ela não tem cor nem cheiro. Por essas razões, ela pode acabar remetendo a um gel ou uma gelatina para cabelos.
No entanto, esses três elementos não são a mesma coisa e não devem ser confundidos. Se você troca a glicerina por uma desses dois, o efeito hidratante irá deixar a desejar e muito. Isso porque eles não foram feitos para isso.
Assim, a gelatina por exemplo, é usada para finalizar o cabelo e dar mais resistência aos cachos (em caso de cacheadas). Ela de forma alguma possui uma propriedade hidratante. Portanto, certifique-se de que está comprando o produto certo.
Além disso, é importante que você saiba que mesmo com toda essa capacidade, a glicerina não supre todas as necessidades do seu cabelo. Ela não substitui outros tipos de hidratação. Além da reposição hídrica, outros nutrientes precisam estar inclusos.
Desse modo, você pode conversar com um profissional para que ele te indique a melhor forma de utilizar esses dois tipos de maneira mais eficaz.
Agora é com você! Ao fim dessa leitura você já sabe tudo sobre glicerina no cabelo. Escolha um método dos 4 aqui citados e realize a aplicação. Deixe seus fios ainda mais bonitos e saudáveis.