Queda de cabelo: como tratar? Quais são as causas?

A queda de cabelo é um fator que assusta bastante e se a queda ultrapassar a quantidade normal de queda dos fios, é necessário procurar um dermatologista ou então, seguir com alguns métodos que podem ajudar nesse sentido.

queda de cabelo

Portanto, a queda normal de fios por dia é de até 100 fios. Essa é a quantidade considerada natural para a queda diária.

Motivos da queda de cabelo

As principais razões de ocorrer queda de cabelo são anemia, carência de ferro no corpo, ácido fólico, zinco, cobre, vitamina D e outros fatores que estão ligados a deficiências nutricionais ou hormonais.

queda capilar

O estresse também é considerado uma das causas da queda de cabelo, pois ele libera um hormônio chamado cortisol que propicia que os fios caiam. No entanto, quando os níveis desse hormônio estão altos ocorre no organismo uma vasoconstrição geral. Essa vasoconstrição pode diminuir a quantidade de sangue que vai para o couro cabeludo.

Entretanto, há também o fato de que muitas aplicações químicas nos fios podem fazer com que eles caiam. Isso ocorre quando se trata de excesso de produtos para alisamento ou colorações.

Tratamentos contra a queda de cabelo

Minoxidil

minoxidil

Existem diversos tratamentos para a queda dos fios, de modo amplo, sendo algum deles, o tratamento com produtos com base de minoxidil em sua composição. Esses produtos são fortes aliados na queda, pois além de fazer o cabelo parar de cair, ajuda a crescer.

Pantogar

pantogar

O Pantogar é um medicamento, ou seja, é um suplemento alimentar que é utilizado para tratar a queda de cabelo excessiva. Melhora a aparência do fio, corrige cabelos finos e quebradiços e fortalece os fios em casos de queda capilar.

Ele tem alguns componentes para melhorar a qualidade do cabelo, como cálcio, queratina, cistina, entre outros.

Tratamentos em clínicas

O tratamento em clínicas é bem interessante. Ele envolve a presença de um profissional que detectará o que está causando a queda. Esse profissional trabalhará pontualmente para que o problema seja resolvido.

Led Capilar

As sessões de LED são feitas com laser infravermelho que estimula a nutrição e circulação do couro cabeludo, fazendo assim, com que a luz vermelha diminua a queda de cabelo.

As luzes mais utilizadas em caso de queda capilar são a vermelha e a infravermelha. Já a luz azul é mais utilizada para dermatite seborreica, foliculite e acne.

A luz entra no local da queda de cabelo, atingindo as células e estimulando o crescimento dos fios.

Microagulhamento

Em primeiro lugar, o microagulhamento é uma opção que visa a aplicação de nutrientes que penetram no couro cabeludo através dos microcanais das agulhas.

O microagulhamento pode ser feito através de roller (rolinho de agulhas) ou por um equipamento em formato de caneta. Ambos devem ser utilizados em conjunto com pomada anestésica, pois pacientes mais sensíveis podem reclamar da dor.

Uma das dúvidas mais comuns é se esse procedimento promete que os cabelos cresçam para sempre. Especialistas afirmam que os efeitos são duradouros sim, mas que deve ser utilizado também um medicamento oral e loções para assim ter um efeito melhor e mais garantido contra a queda de cabelo.

Mesoterapia Capilar

A mesoterapia surgiu em 1952 pelo médico Michel Pistor para aliviar diversos tipos de dores.

No entanto, atualmente é utilizada para a solução de dores e problemas variados, como: clareamento da pele, redução de flacidez, diminuição de rugas e até mesmo, a redução da celulite, além é claro, do tratamento da queda capilar.

A mesoterapia é realizada em clínicas e é feita com seringas bastante finas que são capazes de fortalecer os fios e estimular o crescimento. Esse tratamento geralmente é realizado para tratar a queda capilar crônica.

Em resumo, é aplicada uma substância que é uma mistura de vitaminas, minoxidil, aminoácidos e finasterida, que em conjunto, facilitarão o crescimento e desenvolvimento do fio de cabelo.

Cuidados com a queda de cabelo em casa

Além das opções de tratamento de queda de cabelo em clínicas, há a possibilidade de cuidar dos cabelos com queda diariamente em casa. Entretanto, não adianta fazer tratamento em clínicas e em casa não continuar os cuidados necessários.

Por isso, é ideal não exagerar no uso de shampoos e condicionadores, cremes de tratamentos, dentre outros que podem deixar os fios pesados e caírem. Além disso, se for usar algum leave-in é importante aplicá-lo somente nas pontas dos cabelos.

Para que os cabelos fiquem fortes e não caíam é importante também aplicar produtos que tenham queratina como base. Além disso, utilize produtos diários que são próprios para reconstrução capilar completa.

Em resumo, além dos cuidados mencionados, é importante lembrar de não dormir com os cabelos molhados. Esse ato é um fator que contribui para a queda. Ter uma alimentação rica em ferro e proteínas pode ajudar, assim como também manter sempre os cabelos limpos.

Conheça o produto para queda capilar que está revolucionando o mercado. Clique para conhecer:

Queda de cabelo

E então, minha amiga, gostou desse artigo? Deixe aqui abaixo se você já passou por uma queda de cabelo! Vou adorar ler o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *