Essa tendência de cabelos coloridos já conquistou as mulheres do mundo todo.
Aliás, quem é que nunca teve vontade de ter cabelos assim, nem que fosse para colorir em um tom vermelho ou um ruivo?
Muitas pessoas costumam ter dúvidas sobre colorir os cabelos, geralmente com relação à tonalidade, ao procedimento e principalmente, aos cuidados que devem ser especiais para que a tintura não desbote. Rosa, azul, roxo, são infinitas as cores que podem ser utilizadas para embelezar ainda mais o seu visual.
Vamos imaginar como era antigamente, na época em que as mulheres não tinham à sua disposição essa ampla gama de tonalidade de cores e marcas como existe hoje em dia.
No Egito, algumas mulheres costumavam utilizar a henna para colorir os fios. Algumas também utilizavam um pigmento preto chamado Kohl. O Kohl não era utilizado somente por mulheres, mas também por homens. Ele também era conhecido para fazer maquiagens, contorno dos olhos ou sobrancelhas.
Já na época da rainha Elizabeth I, os cabelos ruivos já faziam parte de um conceito de elegância, fazendo com que ele fosse aceito pela sociedade. Entretanto, um pouco antes, na Idade das Trevas, quem era naturalmente ruiva, era associada à imagem das bruxas. Foi então, que a rainha Elizabeth I conseguiu desassociar essa ideia da cabeça das pessoas.
Nesse período, o nitrato de prata era utilizado para escurecer o cabelo e a soda cáustica era utilizada para clarear.
Já na idade barroca utilizavam-se perucas coloridas para incrementar o visual. As cores variavam entre tons pastéis de rosa, azul e até amarelo.
Tempos depois, a gama inigualável de cores de tinturas surgiu no ano de 1863, quando o químico August Wilhelm von Hofmann, revolucionou a indústria de cosméticos ao ter descoberto as propriedades da coloração chamada PPD (parafenilenodiamina).
Atualmente a PPD ainda é utilizada nos dias atuais. Após esse período foi descoberto o peróxido de hidrogênio, ou seja, um produto mais seguro para clarear ou alterar a cor dos fios.
Foi através dessas pesquisas que se chegou à criação das tinturas que temos hoje, principalmente a L´Oreal, que nessa época era conhecida por “Aureole”. Essa tintura era, na verdade, a primeira coloração para os cabelos segura. Antes dela, os únicos produtos a serem utilizados eram a henna ou pigmentos que deixavam a cor muito artificial e chamativa.
Já, a partir de 1950, Lawrence Gelb criou um corante que penetrava nas raízes dos fios e realmente clareava o cabelo, só que sem alvejante. Isso facilitou em muito para as mulheres, que acabaram tendo a possibilidade de pintar os cabelos em casa.
De lá para cá, a indústria de tinturas e cosméticos acabou se desenvolvendo muito rapidamente, criando uma variedade enorme de cores e marcas.
Apesar de toda essa modificação ao longo do tempo, entre gostos, cores, marcas, produtos e tendências, pode-se observar que o objetivo das mulheres sempre foi ficar cada vez mais novas e belas.
Como descolorir o cabelo?
Apesar de não ser um bicho de sete cabeças, esse processo requer cuidado. Se você tem interesse de fazer esse procedimento em casa, comece por conhecer bem o seu cabelo para entender se ele não corre nenhum risco de sofrer um corte químico.
Se os seus fios forem finos e fracos, vale muito a pena ir em um profissional de beleza para que ele faça uma avaliação e para que os seus cabelos não sofram com a descoloração.
Teste de mecha
Antes de qualquer coisa, é necessário fazer um teste de mecha com a descoloração. Isso porque, na maioria dos casos, é necessário descolorir o cabelo para que a cor consiga se fixar.
Descoloração
Para um melhor resultado, é necessária uma descoloração antes de tingir os cabelos com a cor desejada, principalmente se os cabelos forem escuros.
Portanto, cada cabelo exige um número de água oxigenada e um determinado tempo de ação para que a mesma fique nos fios.
Hidratação antes e depois
Para que os seus cabelos não sofram com o excesso de química, é necessário, fazer hidratação antes e após o procedimento.
A preferência é que a pessoa faça o cronograma capilar completo sempre antes e depois do tingimento.
Portanto, produtos com queratina são ótimos para essa situação, pois promovem a reconstrução capilar.
Evite o desbotamento da cor
Evite o desbotamento da cor diminuindo o número de lavagens.
Além disso, utilize produtos especiais para cabelos coloridos. Evite água de piscina (com cloro) ou do mar e utilize um leave-in antes da finalização ou antes de utilizar secador, chapinha, etc.
Agora, se quiser fazer a descoloração e a tintura em casa mesmo, você pode optar por descolorir apenas uma mecha da parte de baixo dos cabelos, onde ficaria bem escondido. Assim, caso aconteça algum imprevisto essa mecha fica bem escondida e ninguém verá o estrago causado pela descoloração.
Cores de cabelo da moda
Roxo, rosa, azul, verde, tons pastéis, vermelho bem forte, cinza e até mesmo a cor unicórnio ou arco-íris (mistura de cores) tem feito a cabeça das mulheres da nossa geração, principalmente das adolescentes que seguem um determinado padrão de beleza.
Então, se você tem estilo próprio e deseja que os seus cabelos tenham essas tonalidades bem diferentes e ousadas, vale a pena experimentar esse grande sucesso de cores variadas que está invadindo a cabeça do público feminino.
Esses cabelos coloridos são utilizados por mulheres com ampla variedade de cor de pele, como: brancas, negras, morenas, ruiva.
Os tons fortes são muito utilizados, mas, uma dica para não enjoar e evitar o desbotamento é escolher cores suaves em tons pastéis, como rosa claro, azul claro, pêssego, violeta e hortelã costumam combinar mais facilmente com diferentes roupas.
Quando pintar os cabelos com cores assim, evite utilizar maquiagem forte, principalmente em relação à sombra. Tenha cuidado para que você não fique parecendo com uma árvore de natal.
Caso não queira pintar todo o cabelo, até mesmo por receio de não gostar ou de virar um carnaval, você tem a opção de fazer os cabelos coloridos nas pontas, que também é chamado de ombré hair.
Cabelos coloridos nas pontas
Os cabelos coloridos nas pontas é o que chamamos de ombré hair. Existe uma outra opção que é chamada de mechas californianas.
A técnica do ombré hair cria um efeito degradê entre as tonalidades, deixando o visual bem natural. Já a técnica de mechas californianas deixa um efeito mais marcado, ou seja, não existe um degradê entre a cor natural do cabelo e as pontas coloridas.
Esse estilo é perfeito para as mulheres mais cautelosas que decidem colorir os fios aos poucos, com algumas mechas bem distribuídas entre as madeixas.
Mesmo que sejam poucos fios, trata-se de uma grande transformação. Nesse caso, considera-se um visual nem tão ousado e nem tão discreto.
Independentemente de qual seja a técnica é interessante procurar um profissional da área para que ele indique a melhor opção para você, dependendo do seu estilo e do seu cabelo. Com certeza ele irá avaliar a saúde dos seus fios antes de submetê-los à esse procedimento.
Cabelos Coloridos Curtos
Cabelos coloridos nas pontas podem ser curtos?
Claro que sim. Até mesmo em um cabelo Chanel ou estilo joãozinho, que seria um pouco mais curto do que o primeiro, pode ser utilizada essa técnica.
A maneira de executar o procedimento é o mesmo. O que importa, na verdade, é solicitar a ajuda de um profissional e ter os cuidados necessários para criar um degradê bem sutil.
Dicas para evitar danificar o cabelo com a tinta
Se o seu cabelo for escuro, será necessário utilizar um descolorante para que a cor escolhida possa aderir com mais facilidade. Dessa maneira, as pontas dos fios ficam praticamente brancas para que o pigmento consiga aderir nessa parte das madeixas.
Agora, se o seu cabelo já for claro naturalmente, é possível que não precise fazer a descoloração.
Ainda há uma outra situação que é se o seu cabelo for tingido. Dependendo da cor você terá que fazer um processo chamado decapagem, que seria retirar os pigmentos da tintura que você tinha nos cabelos anteriormente.
Sendo assim, para os seus cabelos não fiquem quebrados e danificados, é essencial que eles estejam mais saudáveis possíveis, pois pode ser que passem por vários processos para chegar na cor desejada.
Uma ideia interessante antes de fazer a coloração nos cabelos é cuidar deles antes disso. Recomendo apostar em um Cronograma Capilar (hidratação, nutrição e reconstrução) pelo menos 2 meses antes de apostar nos cabelos coloridos nas pontas.
Então, dá para perceber que o procedimento para colorir os cabelos nas pontas é praticamente o mesmo de quando o cabelo é tingido por completo com a cor fantasia.
Cabelo Fantasia
O cabelo colorido fantasia, pode ser de várias cores, desde verde, amarelo, laranja, azul, roxo, rosa, ou até mesmo de cores variadas, sendo chamada, nesse caso, de cabelo de cor unicórnio ou cabelo arco-íris.
Cabelo azul
Para quem gosta de cabelos coloridos em tons mais fortes, o azul é a cor mais comum entre as cores fantasia. Aliás, a partir dessa cor existe uma infinidade de tons que podem ser utilizados.
O azul pode ser mesclado com outra cor, ou até mesmo fazer um tom degradê, começando do mais claro para o mais escuro.
Além disso, ainda existe a opção de pintar somente algumas mechas ou pintar todo o cabelo.
Já quem gosta de cabelos em tons mais claros e discretos pode optar pelocabelo azul pastel que é aquele de tom bem clarinho, ou seja, o tão conhecido azul bebê, que quase chega a parecer um pouco grisalho.
O resultado é interessante, uma vez que o visual fica bem delicado e romântico.
Cabelo rosa
O cabelo rosa tem feito a cabeça das fashionistas e até mesmo das blogueiras de plantão.
Essa tendência de cor está vindo com tudo e ganhando força nos dias atuais. É uma cor ao mesmo tempo, marcante, fofa e usada para quem tem bastante personalidade.
Já que você está lendo esse artigo porque está apaixonadíssima por essa cor, veja abaixo as variações de tons que vão desde o rosa bebê ou rosa pastel até o rosa próximo da cor magenta.
Cabelo roxo
O cabelo roxo está virando tendência, pois quem gosta de tons fantasia, está aderindo essa cor, pois ela fica linda em qualquer cor de pele.
Assim como as outras cores, o cabelo roxo também tem variações de tons, como roxo pastel, roxo médio ou roxo bem forte, praticamente violeta, ou até mesmo com mechas.
Esse tipo de cor para todos os gostos fica lindo em qualquer tipo de cabelo e até mesmo em penteados.
Cabelo vermelho/ruivo
Todos nós sabemos que ter um cabelo ruino natural é bem difícil.
No entanto, existem muitas mulheres que tem esse sonho, mas como isso não é possível naturalmente, elas utilizam tinturas que deixam os cabelos maravilhosos.
Os tons de vermelho e ruivo podem variar, como: ruivo acobreado, ruivo Borgonha, avermelhado com reflexo quentes, com nuances frias e por aí vai. Existe uma imensidade de tons para o nosso conhecido vermelho ou ruivo.
Cabelo fantasia (várias cores)
Assim como já foi dito anteriormente, essa cor é uma mistura de diversas cores, formando um arco-íris, ou até mesmo em tons um pouco mais claro, sendo chamado de unicórnio.
Veja o exemplo abaixo:
Então, em resumo, caso você esteja disposta a se aventurar para inovar as madeixas e deixa-las bem interessantes com as cores fantasia, não esqueça de antes, fazer um cronograma capilar bem caprichado para evitar possíveis problemas de ressecamento ou cabelos quebradiços.
Imagem em destaque – fonte: Instagram
Agora que você aprendeu bastante sobre cabelos coloridos, que tal visitar os posts abaixo que são muito interessantes?
Violeta genciana no cabelo!
Leia Mais
Como descolorir o cabelo?
Leia Mais
Cabelos coloridos – como cuidar?
Leia Mais