Como descolorir o cabelo?

Em se tratando de mudar a cor dos cabelos você deve estar se perguntando: Como descolorir o cabelo? E agora? Como eu devo fazer?

descolorir o cabelo

A descoloração é um passo necessário se você quer conseguir uma cor mais clara do que o seu tom natural ou a sua coloração atual. Nós explicamos como fazê-la passo a passo.

O princípio da descoloração

A descoloração consiste na despigmentação do cabelo para eliminar a cor escura da fibra capilar. Pode ser realizada em todo o cabelo para uma coloração completa, em parte ou em certos fios, apenas para obter uma tintura de cabelo mais intensa.

Pode ser feito no seu cabeleireiro ou colorista, ou simplesmente em casa, usando kits apropriados para tal. Isso fornece clareamento de até 6 tons. É ideal para obter um tom loiro claro e luminoso ou para aplicar uma nova coloração vermelha brilhante ou rosa chamativa, por exemplo. Aqui estão os passos a seguir para fazer sua descoloração em casa.

Como descolorir o cabelo passo a passo?

Prepare sua mistura de descoloração

Você irá aprender a preparar a mistura para descolorir o cabelo preto ou escuro. Antes de prosseguir com a preparação do produto, saiba que o clareamento é feito nos cabelos secos e não lavados. O sebo naturalmente presente nos cabelos não lavados ajuda a proteger a fibra capilar durante a descoloração.

Coloque uma toalha sobre os ombros para se proteger de possíveis salpicos: de preferência use uma blusa e uma toalha que não tenha medo de sujar, porque as manchas do clareador são relativamente teimosas.

Em seguida, pegue um recipiente não metálico, como uma tigela ou vaselina de plástico, por exemplo, e despeje a garrafa inteira do clareador no recipiente. Adicione o conteúdo do saquinho de pó branqueador diretamente e de uma só vez.

Use um instrumento não metálico (alça de pente de plástico, colher de plástico etc.) para misturar a preparação até que esteja perfeitamente homogênea. Em seguida, vá imediatamente para a aplicação. Observe que, uma vez misturados os produtos, a preparação deve ser usada imediatamente.

Aplicando a descoloração

Podem surgir dois cenários para a aplicação para descolorir o cabelo: seu cabelo já foi descolorido por pelo menos 6 semanas ou não foi. Vamos primeiro considerar o caso de cabelos descoloridos. Use um pente aplicador de plástico, um pincel de colorir plástico ou os dedos para aplicar o produto de clareamento que você preparou na primeira etapa, fio por fio.

pintar o cabelo

Comece na nuca, iniciando a aplicação a 2-3 cm das raízes. Volte para cima, cobrindo primeiro os comprimentos e as pontas, depois todo o cabelo ou apenas os fios que você deseja. Deixe por 20 a 30 minutos antes de aplicar o produto apenas nas raízes. Deixe agir novamente por 30 minutos. No total, o tempo de exposição é, portanto, de 50 a 60 minutos. Durante os 60 minutos, verifique periodicamente o grau de clareamento dos cabelos, limpando a última mecha colorida com um algodão molhado. Se a descoloração não for intensa o suficiente, continue a agir. De qualquer forma, não exceda 60 minutos de exposição.

Segundo cenário, você descoloriu o cabelo por pelo menos 6 semanas e suas raízes naturais coloridas voltaram a crescer. Então você quer descolorir as raízes expostas novamente. Para isso, aplique o produto usando um pincel plástico para colorir, seguindo mecha por mecha nas raízes.

Deixe por 20 a 60 minutos, dependendo do grau de descoloração desejado. Como no caso anterior, verifique o grau de iluminação periodicamente, verificando uma mecha com um algodão molhado. Não se esqueça de reaplicar um pouco de produto na mecha após o controle. O tempo máximo de exposição é de 60 minutos em todos os casos. Em seguida, continue com a lavagem.

Enxágue a descoloração

Após a aplicação, lave o cabelo com água morna no chuveiro, na banheira ou na pia. Insista na parte superior, mas também na parte inferior do cabelo, até que o produto clareador seja completamente eliminado.

Em resumo, aplique um hidratante e massageie suavemente o cabelo para penetrar no produto. Deixe por 2 minutos e depois enxágue novamente com água morna. Se você deseja obter uma cor permanente, prossiga diretamente para a aplicação da tinta. Se o seu objetivo era simplesmente obter uma linda cor loira, basta secar o cabelo, de preferência ao ar livre ou com o modo frio do seu secador de cabelo.

O clareamento é uma técnica cujo objetivo é remover os pigmentos naturais do cabelo. Mas, na prática, a descoloração também remove pigmentos artificiais do cabelo.

Recomendações

Os produtos clareadores atuam diretamente na tonalidade natural ou artificial do cabelo, despigmentando-o. Essa ação é irreversível. É claro que seu cabelo crescerá com sua cor natural nas raízes, mas seus comprimentos e pontas permanecerão peroxidados.

O pó “descolorante” também despigmenta as cores artificiais; um fundo decorativo com reflexo quente (laranja) pode aparecer. A despigmentação do seu cabelo os sensibilizará. Portanto, será necessário planejar hidrata-los intensamente.

cabelo descolorido

Também recomendamos que você evite essa técnica se desejar manter ou obter cabelos compridos ou muito compridos ou se o se o cabelo for muito fino ou frágil.

Além disso, evite descolorir o cabelo que já tenha sido branqueado; esta operação só será realizada se for absolutamente necessária e se o cabelo for suficientemente resistente. Os produtos de branqueamento contêm amônia e peróxidos, uso proibido para menores de 16 anos, fortemente desencorajado para mulheres grávidas.

Quais são os produtos usados?

Para descoloração, usaremos pó de branqueamento e oxidante. Para proteger suas mãos, não esqueça de usar luvas, para proteger suas roupas use avental.

O pó branqueador azul contém agentes clareadores. O pó branco não contém nenhum, para ser recomendado em mechas, é ideal para um efeito dourado ou mel em cabelos naturalmente claros.

O oxidante em creme será escolhido de acordo com o clareamento desejado, na maioria das vezes será misturado com 1: 2, ou seja, 1 dose de pó branqueador para 2 doses de oxidante em creme.

Depois de enxaguar a descoloração, é preferível aplicar uma pátina para obter um cabelo macio e brilhante e quaisquer reflexos indesejados neutralizados. Para entender melhor a descoloração e escolher seus produtos como um profissional, procure orientações!

Em resumo, a descoloração é aplicada em uma camada espessa, não se espalha, se deposita. Faça separações muito finas e aplique o produto generosamente antes de misturar bem, certificando-se de colocá-lo em todo lugar. Não hesite em misturar bem durante o tempo de exposição e antes de enxaguar.

E aí, gostou de aprender a descolorir o cabelo? Diga se você já descoloriu o seu cabelo alguma vez. Como foi? Deixe nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *