Como eliminar caspa no cabelo com dicas simples!

Como eliminar caspa no cabelo é uma pergunta que várias pessoas costumam fazer.

Então, minha amiga, fique atenta nesse artigo, pois daremos várias dicas muito especiais.

Contudo, a caspa pode ser o resultado de um couro cabeludo seco, ou uma condição de pele chamada dermatite seborreica. Também pode ser causada por eczema, psoríase ou, muito comumente, por um crescimento excessivo de um fungo semelhante a uma levedura chamado malassezia.

Em resumo, os remédios contra a caspa em farmácia podem incluir shampoos com piritionato de zinco, que acaba com os fungos e bactérias; cetoconazol, que também combate fungos; alcatrão de carvão e sulfeto de selênio, que retardam o crescimento e a morte das células da pele do couro cabeludo; e ácido salicílico, que solta os flocos para que possam ser lavados.

Veja aqui como eliminar caspa no cabelo usando remédios caseiros fáceis de encontrar.

Como eliminar caspa com produtos caseiros

Aspirina

remédios para caspa

A Aspirina contém o mesmo princípio ativo (ácido salicílico) que existem em muitos shampoos anticaspa.

Dessa forma, mantenha a escamação da caspa sob controle, esmagando duas aspirinas em pó fino e adicionando à quantidade normal de shampoo que você usa cada vez que lava o cabelo. Deixe a mistura no cabelo por 1-2 minutos, depois enxágue bem e lave novamente com o shampoo de costume.

Óleo de árvore de chá (melaleuca)

Portanto, um estudo mostrou que os shampoos com apenas 5% de óleo de árvore de chá (melaleuca) melhoram significativamente a severidade da caspa. Aliás, você também pode adicionar algumas gotas de óleo de árvore de chá ao seu shampoo favorito para lavar os cabelos normalmente.

Bicarbonato de sódio

Muitas pessoas vivem pesquisando “como eliminar caspa”, mas vale lembrar que o bicarbonato de sódio é um ingrediente que você tem na sua cozinha. Ele é considerado um remédio eficaz contra a caspa por pessoas que o utilizaram.

bicarbonato de sódio

Dessa forma, para utilizar, umedeça os fios e depois esfregue um punhado de bicarbonato de sódio vigorosamente no seu couro cabeludo. Pule o shampoo e vá direto para o enxágue.

O bicarbonato de sódio reduz os fungos hiperativos que podem causar a caspa. É importante avisar que o seu cabelo pode ressecar no início. No entanto, após algumas semanas, seu couro cabeludo começará a produzir óleos naturais, deixando o cabelo mais macio e livre de flocos.

Vinagre de maçã

Veja como se livrar da caspa usando o elixir que algumas pessoas dizem curar tudo, ou seja, o vinagre de maçã. Ele é conhecido para esse fim, pois a acidez do vinagre de maçã altera o pH do seu couro cabeludo, dificultando o crescimento da caspa.

Dessa forma, misture um quarto de xícara de vinagre de maçã com um quarto de xícara de água em uma garrafa de spray e pulverize em seu couro cabeludo. Envolva a cabeça numa toalha e deixe repousar por 15 minutos a uma hora. Depois lave o cabelo como de costume. Faça isso duas vezes por semana.

Enxaguante bucal

Para tratar problemas com caspa, lave os cabelos com seu shampoo normal e após o enxágue use um enxaguante bucal à base de álcool. Logo após, use o seu condicionador habitual. Dessa forma, as propriedades anti-fúngicas do colutório ajudam a prevenir o crescimento de fungos causadores da caspa.

Óleo de coco

Em resumo, se você quer aprender como eliminar caspa usando algo que a maioria das pessoas colocam em seus cabelos, experimente o óleo de coco. Então, antes de tomar banho, massageie 3 a 5 colheres de sopa de óleo de coco no seu couro cabeludo. Deixe descansar por cerca de uma hora. Lave com o shampoo normalmente quantas vezes forem necessárias para tirar a oleosidade.

Limão

O alívio da caspa pode estar muito perto de você, ou seja, na sua geladeira. Se você tiver limões em mãos, massageie 2 colheres de sopa de suco de limão em seu couro cabeludo e enxágue com água.

como eliminar caspa no cabelo

Em seguida, misture 1 colher de chá de suco de limão em 1 xícara de água e enxágue novamente o cabelo com ele. Repita isso diariamente até que a caspa desapareça. A acidez do limão ajuda a equilibrar o pH do couro cabeludo, mantendo a caspa à distância.

Aloe vera (babosa)

Todos esses remédios contra a caspa vão fazer a caspa desaparecer, mas a aloe vera duplica em muito o resultado, diminuindo também a coceira. Massageie a polpa da aloe vera no seu couro cabeludo antes de lavar o cabelo. Os efeitos refrescantes da aloe vera acalmarão a coceira.

Como eliminar caspa com shampoo especial ou cuidados diários

Experimente esfoliar seu couro cabeludo

Assim como esfoliar a pele, esfoliar o couro cabeludo levanta suavemente a camada superior da pele seca da caspa que fica solta.

como eliminar caspa

Aliás, esfoliantes de couro cabeludo normalmente removem a pele morta em pequenas quantidades. O recomendável é utilizar produtos contendo ácido salicílico (mais comumente encontrado em produtos para acne), ou grânulos que se dissolvem. Então, essa é uma maneira de como eliminar caspa no cabelo.

Use um Shampoo Especial

Shampoos especiais de caspa contendo zinco ou enxofre podem reduzir os fungos.

Portanto, se você tem somente descamação, o shampoo com ácido salicílico deve ser suficiente. Se você tem vermelhidão e irritação, experimente os que contém piritionato de zinco, cetoconazol ou sulfeto de selênio. Shampoos contendo a árvore do chá (melaleuca) ajuda também na inflamação.

Lave somente seu couro cabeludo com o shampoo anticaspa

Em resumo, infelizmente, alguns shampoos para caspa podem ressecar o cabelo. Para garantir que isso não aconteça, você deve aplicar seu shampoo especial somente no couro cabeludo e não no cabelo.

Massageie suavemente o local por pelo menos 5 minutos para dar tempo dos ingredientes ativos agirem.

Evite coçar e arranhar o couro cabeludo

Evite coçar, pois pode piorar a inflamação e a irritação. Particularmente se você tem unhas longas, o ato de coçar pode causar feridas abertas no couro cabeludo que levam a infecções. Então, no momento da lavagem, faça apenas massagens no couro cabeludo.

Procure esconder as caspas e resistir à coceira

Experimente fazer um rabo de cavalo ou coque. Pode ser que assim você consiga resistir ao desejo de coceira.

Mudanças alimentares

alimentos

Outra maneira que irá auxiliar as pessoas que têm dúvidas sobre como eliminar caspa é a alimentação correta. Certamente, os alimentos são muito importantes para nosso organismo. Eles podem não ser a causa raiz da caspa, mas podem piorar os sintomas se você não se alimentar adequadamente.

Atualmente há poucas pesquisas sobre como os alimentos afetam a caspa. Entretanto, estas pesquisas sugerem uma associação entre dieta e distúrbios inflamatórios da pele, como a dermatite seborreica.

Frutas e vegetais contêm muitas vitaminas essenciais, minerais e antioxidantes que podem ajudar a reduzir a inflamação.

Em resumo, um estudo do ano de 2018 mostrou que uma deficiência de biotina pode levar a vários distúrbios de pele, incluindo dermatite seborreica. Por certo, a biotina, também conhecida como vitamina B7, tem um papel importante no suporte de cabelos, unhas e pele saudáveis.

Os alimentos ricos em biotina incluem:

  • fígado
  • gemas dos ovos
  • nozes
  • salmão

Então, é válido que você invista na alimentação com esses itens para que consiga um melhor resultado para eliminar a caspa.

E aí, amiga? Você já utilizou algumas dessas receitas para eliminar caspa? Se sim, deixe aqui nos comentários qual delas foi mais acertada para você!

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *