Caspa – como se livrar dela?

A caspa é um problema de cabelo que afeta quase uma a cada duas pessoas. Não é grave, no entanto, elas podem ter um impacto sobre a autoestima e qualidade de vida.

Para ajudar você a entender mais sobre a caspa, e como se livrar dela, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é caspa?

A caspa é um pequeno couro cabeludo que se rompe, fazendo com que as partículas brancas surjam no meio do cabelo.

Elas surgem devido à descamação excessiva do couro cabeludo. É uma condição benigna, mas desagradável, que pode ser embaraçosa para as pessoas que a têm. Em alguns casos, a ela é acompanhada de coceira e irritação do couro cabeludo.

Quais as causas do aparecimento da caspa?

A causa da caspa ainda não é totalmente compreendida, de tal forma que existem diferentes fatores em jogo.

A caspa “simples” (o que é referido na medicina como pitiríase simples ou seca) não é oleosa, cinza ou amarelada e é facilmente destacável.

Além disso, a caspa é mais oleosa, mais espessa e associada à inflamação do couro cabeludo (é vermelha ou rosa).

Antes de mais nada, pode ser associada a uma dermatite seborréica, que é um distúrbio inflamatório da pele, caracterizado pela presença de manchas vermelhas cobertas com escamas nas áreas oleosas da pele.

Nos casos de dermatite seborreica, as lesões são frequentemente encontradas em outras partes do corpo, por exemplo, no nariz.

Em ambos os casos, parece que um fungo microscópico chamado Malassezia está envolvido na descamação excessiva do couro cabeludo e no aparecimento da caspa.

Posteriormente, este fungo causa irritação do couro cabeludo e renovação rápida demais das células do couro cabeludo. Enfim, estudos mostram que a quantidade de Malassezia é multiplicada por 1,5 a 2 em caso desse problema.

Em outras palavras, a presença de dela é causada pela psoríase, uma doença inflamatória crônica da pele que frequentemente afeta o couro cabeludo.

Como lutar contra a caspa?

Adote um estilo de vida saudável que limita a aparência da caspa

O estilo de vida é um fator importante no aparecimento de caspa. Por exemplo, não é aconselhável lavar o cabelo com muita frequência, pois pode eliminar as gorduras que protegem o couro cabeludo.

Além disso, o uso de chapéus, bonés ou capacetes também deve ser evitado porque eles bloqueiam a respiração do couro cabeludo.

A dieta também tem sua participação na prevenção desse item. De fato, o consumo excessivo de açúcar promove a produção de insulina e estimula os hormônios.

Uma dieta rica em antioxidantes (vitamina A, B6 e BE) é preferível porque irá fornecer todos os nutrientes necessários para manter o equilíbrio do couro cabeludo.

Álcool e tabaco são duas substâncias a evitar porque promovem o seu desenvolvimento. Da mesma forma, também é importante limpar regularmente escovas e pentes de cabelo com xampu ou sabão para evitar o crescimento do fungo e remover o excesso de sebo que pode ter se depositado nele.

Em resumo, um estilo de vida saudável leva a uma boa noite de sono, o que limitará o risco de estresse, que contribui para o seu aparecimento.

Escolha cuidados adequados para caspa

Para combater a caspa, você deve escolher os produtos certos. Assim, você pode usar shampoos anti-caspa que reduzem o dano ao couro cabeludo. Sua composição, geralmente é rica em zinco e ácido salicílico.

Então, este tipo de produto é uma boa maneira de controlar essa questão diariamente. Ao mesmo tempo, também é aconselhável alternar estes shampoos com alguns mais suaves para não atacar demais o couro cabeludo, que é altamente sensível.

Evolução e possíveis complicações

Primeiramente, a caspa em si é benigna. A menos que associado a uma coceira no couro cabeludo, elas não são um incômodo, exceto, é claro, esteticamente.

Muitas pessoas que passam por esse problema reclamam sobre seu impacto social, por isso é importante encontrar uma cura para elas.

Além disso, quando são devidas à dermatite seborreica, a caspa pode persistir, uma vez que essa condição evolui na forma de surtos, intercalados por períodos de melhoras.

Por isso, se você sofre com caspa, comece hoje mesmo um tratamento intensivo, para que em poucos dias os resultados possam aparecer. Assim, sua vida e autoestima serão melhoradas, e você poderá sair tranquilamente de casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *