Pontas ressecadas, saiba como tratar de forma eficiente!

As pontas ressecadas são um verdadeiro problema para muitas mulheres: o cabelo perde brilho e flexibilidade. Contudo, não é preciso se desesperar! Aliás, existem algumas coisas que você pode fazer para melhor isso.

Então, para ajudar você a entender mais sobre como tratar as pontas ressecadas, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Dessa forma, acompanhe comigo agora mesmo!

As pontas ressecadas precisam ser cortadas?

As pontas ressecadas não são inevitáveis, mas com os gestos certos e um bom cuidado, você pode recuperar (até certo ponto claro) seus cabelos danificados.

Assim sendo, para tratar adequadamente o seu cabelo, você primeiro tem que entender como as pontas ressecadas surgem: a queratina, uma substância que deixa o cabelo nutritivo, é eliminada pouco a pouco pela poluição, estresse, uso frequente de secador de cabelo ou alisador, entre outros.

Assim, quando a queratina se esgota no cabelo, você fica com 2 a 3 cm de cabelo áspero, quebradiço e indisciplinado. Estas são chamados de pontas ressecadas.

A questão é: você deve cortar o cabelo? Em resumo, não vou mentir, o ideal neste caso é cortar um pouco as pontas: cortar esses 3 cm não afetará o comprimento do seu cabelo.

De fato, cortar as pontas ressecadas é a melhor maneira de reparar seu cabelo rapidamente. Uma vez que a parte mais danificada é eliminada, você poderá hidratar adequadamente o seu cabelo.

pontas ressecadas

Aposte em produtos para cabelo à base de queratina

Quando as pontas estão muito danificadas, é necessário cortá-las primeiro e, em seguida, começar a manter os cabelos hidratados e usando os produtos certos na prevenção de novas pontas ressecadas.

Assim, você deixa o cabelo hidratando e com todos os nutrientes de que precisa. Usar produtos à base de queratina é especialmente recomendado.

Para a manutenção diária, você deve escolher produtos adaptados às necessidades do cabelo: o shampoo deve combinar com a natureza do cabelo.

Em seguida, enxágue o cabelo, e um soro nas pontas pode ser aplicado para que, as pontas sejam especialmente hidratadas.

Shampoo: use cuidado adaptado ao cabelo danificado

Você deve ter cuidado redobrado ao escolher o shampoo para usar no seu dia a dia. Sem dúvida, alguns deles podem piorar o aparecimento de pontas ressecadas.

Tenha cuidado se você tem cabelo com uma tendência de ter pontas ressecadas. Sendo assim, será melhor usar um shampoo suave para cabelos normais e apostar em um condicionador de cabelo e uma máscara para cabelos secos.

Os shampoos para cabelos danificados tendem a ser ricos em agentes gordurosos e podem piorar o excesso de sebo, mesmo que você lave frequentemente as madeixas.

Dessa forma, aconteça o que acontecer, use shampoos adaptados ao seu tipo de cabelo para não desequilibrar o couro cabeludo. Da mesma forma que, para cabelos secos, é essencial se concentrar em máscaras e condicionadores nutritivos.

cabelo pontas ressecadas

Soros, óleos e loções para tratar rapidamente pontas ressecadas

Para quem quer resultados rápidos, os cuidados sem enxágue serão seus melhores aliados! Ademais, várias gamas de produtos estão disponíveis em farmácia ou salão de beleza para reparar pontas ressecadas.

Com fórmulas concentradas que você pode aplicar em seu cabelo diariamente, dessa maneira, os tratamentos sem enxágue darão rapidamente às suas pontas ressecadas um brilho natural. Cuidado: soros e loções aplicam-se apenas nos comprimentos para não deixar o couro cabeludo gorduroso.

Além disso, banhos de óleo vegetal podem tratar cabelos danificados em pouco tempo: óleo de abacate, óleo de coco ou óleo de amêndoa doce são ideais para pontas secas.

Aplicá-los no comprimento do cabelo, e deixar agindo uma noite toda. Enfim, de manhã, lave o cabelo com um shampoo suave para remover resíduos.

O óleo vegetal nutre a fibra em profundidade para restaurar a flexibilidade, maciez e brilho aos cabelos.

Aposte na prevenção!

As pontas ressecadas são “reparáveis” até certo ponto. Sobretudo, se o cabelo estiver constantemente estressado e se sofrer muitas colorações, não será necessariamente possível encontrar o brilho natural do seu cabelo. Assim, para evitar a tragédia, é especialmente importante se prevenir.

Escolha cuidados suaves e naturais para o seu cabelo e limite o uso de colorações. De maneira idêntica, aquecedores tipo secador de cabelo, babyliss ou chapinhas devem ser limitados também.

Se esses dispositivos realmente fizerem parte de sua rotina de beleza, em resumo, aplique antes de cada uso, um cuidado de proteção térmica que evite queimaduras.

Como você pode notar, as pontas ressecadas são mais comuns do que nós pensamos. Contudo, não é preciso sofrer todos os dias com isso: com o cuidado certo, você pode ter cabelos lindos e cheios de brilho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *