Frizz – como se livrar dele?

Toda mulher sofre com o temido frizz. Entretanto, é algo normal que, ao contrário do que muitas pensam, há soluções eficazes para se livrar dele.

Para ajudar você a entender mais sobre o frizz, e como você pode se livrar dele, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que é o frizz?

Um frizz é um pequeno laço que é formado por apenas um fio de cabelo. Assim, esse fio rebelde se separa do resto do cabelo e dá um aspecto indisciplinado.

Para a formação do frizz, tudo depende do estado da cutícula do cabelo, isto é, das escamas que o cobrem e protegem. Se eles são bem fechados, temos um cabelo bonito, brilhante, flexível e bem definido. Este é o caso de cabelos bem hidratados.

Por outro lado, assim que as escamas se abrem, nos encontramos cabelos ásperos, sem brilho e cheios de frizz, ou seja, o cabelo está desidratado.

Ainda mais se o ar estiver úmido, pois nesse caso, o cabelo atrai a água presente no ar, que chega na fibra capilar e causa uma eletricidade estática, que deixa o cabelo arrepiado.

Assim sendo, o ar quente no verão pode drenar a hidratação interna dos cabelos, favorecendo também o frizz e a eletricidade estática.

3 fatores podem promover o aparecimento do frizz

1. Fatores climáticos

  • Ar muito úmido – a água é absorvida pelos cabelos; incha e abre as escamas que o protegem, o que tem o efeito de levantar um fio e isolar os outros.
  • Ar muito seco – nesta atmosfera, a eletricidade estática se acumula no cabelo e cria o chamado “frizz elétrico”.

2. Fatores mecânicos

Ao mesmo tempo, uma brutal escovação, uma grande fricção ou qualquer agressão mecânica quebram os fios, sensibilizam o cabelo e favorecem, de novo, o frizz.

3. Fatores térmicos

Se o cabelo for aquecido a uma temperatura muito alta, pode ficar desidratado. Em seguida, absorve a umidade externa, que por consequência, cria o frizz.

Dicas para se livrar do frizz

Escolhendo seu corte de cabelo

Com toda a certeza, escolher o corte certo para o seu cabelo, pode influenciar e muito o aparecimento de novos frizz. Por isso, opte por um corte de cabelo que caia naturalmente e seja fácil de pentear.

Corte as pontas a tempo

Sempre corte as pontas dos seus cabelos antes que elas fiquem danificadas, pois isso, facilita o aparecimento do frizz.

Cuidados ao lavar os cabelos

Passe um pré-shampoo

Pode requerer um pouco mais de tempo, mas tente incorporar isso na sua rotina de beleza diária. Aplique no seu cabelo um óleo (por exemplo, de argan) que irá nutrir e reparar o seu cabelo. Assim sendo, deixe por meia hora sob uma toalha quente. Depois, leva o seu cabelo normalmente.

Não lave o cabelo todos os dias

Antes de tudo, mesmo que não seja realmente prejudicial para o cabelo, ainda não é recomendado lavá-lo todos os dias. Isso porque, as gorduras naturais do couro cabeludo evitam o frizz.  

Encontre o condicionador perfeito

Opte por um condicionador que realmente nutra o seu cabelo. De fato, usar o condicionador errado pode fazer com haja o aparecimento de frizz. Além disso, use água fria para enxaguar o cabelo. Assim, sua fibra capilar irá se fechar mais facilmente. ue voc

Lavar, mas não só com água

Depois de enxaguar seu condicionador, adicione uma pequena mistura caseira. Todavia, em uma garrafa, dilua 1/4 de suco de limão ou vinagre em 3/4 de água. Despeje esta mistura no seu cabelo.

Dessa forma, a acidez contida no limão e no vinagre vai fechar as escamas do cabelo e, assim, protegê-las da umidade.

Cuidados com a finalização

Use um soro anti-frizz

Primeiramente, antes de secar, aqueça algumas gotas de um soro de sua preferência na palma de suas mãos, depois penteie o cabelo até as pontas (especialmente as raízes). O soro irá então envolver a fibra capilar e proteger o seu cabelo da umidade.

como se livrar do frizz

Não abuse de secadores de cabelo e alisadores

Estes dispositivos secam o cabelo e tornam-no eletrostático.

Contudo, se você pentear o cabelo depois de secar, o frizz aparecerá mais facilmente. Para evitar isso, use o secador de cabelo de cima para baixo.

Aliás, como você pode notar, existem diversas maneiras que podem te ajudar a se livrar dos frizz. Então, comece hoje mesmo a seguir essas dicas e você verá que em pouco tempo, o resultado será muito satisfatório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *