Como cuidar do cabelo?Aprenda com truques rápidos e práticos

Você quer aprender como cuidar do cabelo com truques rápidos e práticos? Vem comigo!

Acredito que existem alguns cuidados que toda mulher pode adquirir no seu dia a dia, para manter o cabelo com um aspecto saudável e brilhante.

Em outras palavras, esses cuidados são simples e devem entrar em sua rotina, como bons hábitos.

cuidar dos cabelos

Entretanto, aos poucos você vai aprendendo a maneira correta de como cuidar do cabelo e isso passa a ficar intrínseco no seu dia a dia.

Neste artigo vou passar para vocês algumas sugestões de cuidados básicos que deverá ter com os seus cabelos para mantê-los sempre bonitos e com vida.

Então pense da seguinte forma: vou cuidar dos meus cabelos da maneira que eu mereço ser cuidada, com atenção, dedicação e carinho.

Afinal, o cabelo é a moldura do rosto, faz parte do seu cartão de visitas.

Dessa forma deve estar sempre alinhado, bem cuidado, limpo, com uma aparência saudável.

Não se esqueça que o cabelo estando bonito, sua autoestima também melhora.

Pesquisas realizadas recentemente, demonstraram que mulheres com baixa autoestima, têm um índice alto referente a cabelos mal cuidados.

Isso quer dizer que um grande número de mulheres com cabelos aparentando um aspecto nada saudável, vêem a sua auto-estima sendo reduzida.

Por isso é importante que você aprenda como cuidar do cabelo com truques rápidos e práticos.

Daí, podemos notar a importância de ter cabelos bonitos para a saúde mental feminina. Então continue a leitura e siga as sugestões selecionadas para você cuidar melhor das suas madeixas. Vamos lá!

Não se esqueça! Saiba como cuidar do cabelo na hora de lavar

É claro que para que seus cabelos tenham um aspecto saudável e bonito, você deve utilizar produtos específicos para o seu tipo de cabelo.

Por incrível que pareça muitas mulheres não fazem isso. Simplesmente utilizam os produtos do momento ou por indicação de alguma amiga.

Então, use produtos adequados e de boa qualidade. Atualmente existem linhas de shampoo e condicionadores para cabelos lisos, crespos, tingidos, secos, tratados quimicamente, dentre outros.

Aliás, outra dica importante para o momento de lavar os cabelos, é não usar água muito quente e não lavá-los todos os dias. Retirar sempre todo o shampoo e condicionador do cabelo ao terminar de lavá-lo ou hidratá-lo.

Dessa forma, use sempre água fria, isto porque ela auxilia fechar as cutículas e então evita aquela aparência de cabelo descamado e arrepiado.

Seque o cabelo de forma correta

Às vezes você pode pensar que dá muito trabalho todas essas dicas. Mas, lembre-se: desde o momento em que você aprender corretamente como cuidar do cabelo, você nunca mais irá se esquecer.

Lembre-se sempre de usar um produto termo ativo antes de secar o cabelo. Somente dessa forma você estará protegendo seus fios dos estragos que o secador e a chapinha provocam.

secar o cabelo

Muitas mulheres não se preocupam ou não conhecem produtos termo ativos adequados para os seus cabelos. Neste caso, elas acabam não os utilizando e assim, como consequência, têm os fios danificados no momento da secagem.

Se este é o seu caso, se informe com um profissional de beleza sobre o assunto para proteger seu cabelo ao usar o secador ou a chapinha.

Corte seu cabelo regularmente

O recomendado é que se corte o cabelo no mínimo a cada três meses. Isto porque, dessa forma, os fios ficarão sempre fortes e com um aspecto saudável e não surgirão pontas duplas. Essa é a maneira correta de você aprender como cuidar do cabelo através do corte.

Entretanto, a escolha do corte também é essencial. Sobretudo, se você não tem ideia do melhor corte para o seu estilo, converse com um profissional da área sobre qual a melhor opção para você, levando em conta o formato do seu rosto, o tamanho do seu pescoço, dentre outros detalhes.

Faça hidratação regularmente e aprenda como cuidar do cabelo

Os profissionais da área recomendam que você deve hidratar os cabelos a cada quinze dias. Você pode hidratá-los em casa ou no salão de beleza, mas não se esqueça de utilizar produtos específicos para o seu tipo de cabelo e além disso, que sejam de qualidade.

Além disso, você também pode optar pelas máscaras capilares, existem muitas receitas caseiras excelentes.

Então, lembre-se que para ter cabelos fortes, brilhantes e saudáveis, você deve hidratá-los regularmente.

Sempre proteja seu cabelo do sol

Você sabe como cuidar do cabelo na praia?

É importante ressaltar que você deve proteger seus fios do sol, sempre que for à praia ou se ficar exposta aos raios ultravioletas por um período longo de tempo.

Quem não se protege dos raios solares, corre o risco de deixar as suas madeixas ressecadas.

Por outro lado, quando o couro cabeludo fica exposto aos raios solares por muito tempo, podem surgir caspas, que acabam dando aos fios uma aparência suja e oleosa.

Mas você pode estar se perguntando: como protejo meus cabelos do sol? Simples, use um chapéu ou utilize um protetor solar específico para os fios.

Cuidado e carinho na hora de pentear os cabelos

Primeiramente, eu sei que você deve ter dúvidas de como cuidar do cabelo adequadamente, principalmente na hora de pentear.

No momento de escovar ou pentear os cabelos deve-se ter cuidado e paciência. Como resultado, se seus fios ficam embaraçados continuamente, mantenha-os presos quando estiver ventando muito e também quando você for dormir.

Então, o recomendado para desembaraçar os cabelos é um pente com cerdas largas, espaçadas e evitar o uso de uma escova.

Neste caso, vá desembaraçando os cabelos aos poucos, com calma e tranquilidade, dessa forma você evita quebrar os fios.

Aprenda como cuidar do cabelo correndo do frizz

Os especialistas da área recomendam que se use um defrizante depois da secagem. Dessa forma, você terá um cabelo sempre arrumado, como nos comerciais de shampoo.

O frizz pode surgir de acordo com os hábitos que temos no dia-a-dia, como: pentear os cabelos secos, uso de chapinha e secador e químicas em excesso.

Com o uso do defrizante, os cabelos não ficam com aquele aspecto arrepiado, ficam baixos e brilhantes.

Cuide de sua alimentação

A beleza deve vir de dentro para fora, assim a alimentação é parte essencial para a beleza dos cabelos, das unhas bonitas e da pele.

No entanto, as seguintes substâncias são fundamentais para se ter um cabelo com aparência saudável e brilhante: proteínas, iodo, cobre, zinco, minerais em geral, ferro, vitamina B12, vitamina C e biotina.

alimentação para o cabelo

Um ponto que deve ser ressaltado é que da mesma forma que muitos alimentos influenciam na saúde capilar, outros têm efeitos contrários.

Os alimentos que têm efeitos contrários devem ser evitados, como os refinados, os enlatados e os alimentos artificiais.

Beba água: beber água também é uma maneira de cuidar dos cabelos

água para o cabelo

A água é fundamental para hidratar tanto a pele quanto os cabelos, por isso use e abuse da água e dos sucos naturais. Dessa forma, você promoverá uma hidratação profunda dos fios de forma natural.

Assim como falamos no item acima, a beleza vem de dentro para fora, portanto beba bastante água diariamente e terá cabelos lindos, macios e brilhantes.

Evite molhar os cabelos na água da piscina

Se você não conseguir evitar molhar os cabelos na água da piscina, lave-os e faça a hidratação dos mesmos o mais rápido que puder.

Afinal, a água da piscina costuma ter muito cloro, além de outras substâncias que provocam o ressecamento e o enfraquecimento dos fios.

Dessa forma, evite que seus cabelos fiquem encharcados com a água da piscina por longos períodos.

Afinal, agora que vimos dez cuidados básicos que você deve ter com seus cabelos no dia a dia, vamos entrar em detalhes sobre alguns tratamentos.

como cuidar do cabelo

Esses tratamentos podem ser feitos em casa, para você que não tem tempo ou dinheiro suficiente para ir em um salão de beleza.

Para começarmos, vamos ressaltar que agora que você aprendeu como cuidar do cabelo em casa é fundamental manter um corte de cabelo regularmente.

Entretanto, algumas mulheres não gostam de cortar o cabelo, mas você precisa se lembrar que, dessa forma, você elimina as pontas ressecadas.

Além disso um bom corte pode valorizar mais o seu rosto e a sua beleza e também dá mais movimento às madeixas.

Vamos ver agora algumas dicas e receitas caseiras para diferentes tipos de cabelo. Confira!

Receitinha Caseira para aprender como cuidar do cabelo

Cabelos secos e sem vida

Neste caso, onde os fios estão ressecados, sem brilho, o melhor tratamento caseiro que você pode fazer é a hidratação. Então aqui vai passo a passo como fazer uma hidratação com máscara:

  • Em princípio, espalhe nos fios o produto, fazendo uma massagem. Não coloque o produto no couro cabeludo e sim nos cabelos.
  • Agora deixe o produto nos cabelos pelo tempo recomendado na embalagem do produto.

Cabelos quebradiços

Este caso é mais complicado que o do item anterior, porque o fio está tão ressecado que simplesmente quebra. Os motivos principais para que isto aconteça pode ser por pura falta de cuidados ou por alguns procedimentos químicos.

O tratamento para este problema também é a hidratação.

Vale lembrar que a hidratação simples não funciona. Ela deverá ser associada a uma substância que auxilia na recomposição da estrutura do fio: essa substância é a queratina.

Vamos ver então como fazer uma hidratação com máscara mais queratina passo a passo:

  • Neste tratamento utilize a queratina líquida ou aquelas ampolas à base de queratina. Portanto, faça o seguinte: reserve uma porção de creme suficiente para seus cabelos e misture com uma colher de sopa de queratina líquida no produto.
  • Em seguida, espalhe nos fios a mistura da máscara mais queratina, fazendo uma massagem, ou seja, não passe no couro cabeludo e sim nos cabelos.
  • Agora deixe agir nos cabelos pelo tempo recomendado na embalagem do produto, mas lembre-se de nunca passar de vinte minutos.

Com essa receitinha, com certeza, você verá que será mais fácil aprender como cuidar do cabelo.

Pontas ressecadas

Para resolver o problema de pontas ressecadas, o tratamento recomendado é a umectação. Mas você também pode optar por uma hidratação, mas com um diferencial, misture no produto seu óleo de preferência.

Para realizar esse processo faça da seguinte maneira: reserve uma porção do produto suficiente para seus cabelos e coloque 15 gotas de óleo de Argan e então misture tudo. Agora, se você quiser, pode adicionar mais de um tipo de óleo.

  • Primeiramente, quando for lavar os cabelos, é essencial utilizar um shampoo anti- resíduos.
  • O shampoo anti-resíduos limpa completamente os fios e abre as escamas, dessa forma, o produto que você for usar para fazer a máscara, penetrará bem nos fios.
  • Depois de enxaguar os cabelos, você deve secá-los levemente com uma toalha macia para tirar a água em excesso.
  • Passe o produto misturado com óleo de Argan (mais algum óleo que você tenha adicionado à mistura) e aplique somente nas pontas dos fios.
  • Então use uma touca térmica ou se não tem uma, pode usar papel alumínio no lugar, como substituto.
  • Em seguida deixe o produto agir pelo tempo indicado na embalagem.
  • Depois você deve enxaguar bastante.

Outra coisa que você pode fazer para melhorar ainda mais o tratamento, é depois de secar os cabelos, finalizar o processo com silicone ou reparador de pontas.

Neste caso, (você pode usar o próprio óleo de Argan), mas lembre-se que só nas pontas dos fios.

Essa é uma das maneiras de como cuidar dos cabelos, deixando-os mais hidratados e reduzindo as pontas ressecadas.

Cabelos sem brilho

Acima de tudo, para resolver esse problema, a melhor maneira é realizar um banho de brilho. O banho de brilho também ajudará a cuidar do cabelo de maneira adequada. Além disso, este processo precisa dos seguintes produtos:

Uma tinta da mesma cor do seu cabelo (pode usar um tonalizante), uma máscara para os fios e se você quiser pode adicionar bepantol líquido.

Com efeito, para preparar a mistura, faça da forma abaixo:

Adicione em um recipiente uma colher de sopa de creme hidratante (é recomendado usar um creme de cor branca), depois coloque uma colher de sopa de tinta (que já deve estar preparada) e use a própria tampinha do bepantol líquido como medida para colocar o produto junto aos outros ingredientes. Em seguida misture tudo muito bem.

Agora siga as seguintes etapas:

  • Primeiramente, espalhe o produto nos fios, mecha por mecha, da raiz até às pontas.
  • Agora coloque na cabeça um saco plástico, pode ser uma sacola de supermercado, por exemplo.
  • Depois espere o produto agir por cerca de quinze minutos.
  • Em seguida é o momento de lavar os cabelos. Aplique shampoo hidratante e condicionador.
  • Depois deve enxaguar bastante.

De fato, espero que você tenha aprendido bastante.

Essas informações citadas neste artigo sobre como cuidar do cabelo com truques rápidos e práticos serão bem importantes para você.

Aproveite as receitas caseiras e economize bastante não tendo que ir sempre ao salão de beleza.

Qualquer dúvida deixe nos comentários abaixo.

Beijinhos e até breve!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *