Como tratar os cabelos ressecados por química?

Este artigo oferece dicas para ensinar como tratar os cabelos ressecados por química e revitalizá-los. Mas primeiro, vamos ver por que nosso cabelo fica assim.

Seu cabelo parece palha? Suas pontas estão ásperas e você não conta mais os nós no seu cabelo? Eles quebram com a menor manipulação? Então é provável que você esteja com os cabelos secos e danificados.

cabelos ressecados por quimica

Em resumo, os cabelos do tipo afro são projetados por natureza para climas tropicais, suas formas e espessura permitem que se proteja do sol.

De fato, suas formas curvas e retorcidas não permitem que o sebo seja distribuído corretamente no eixo do cabelo (o objetivo do sebo é lubrificar e hidratar o cabelo). E é o mesmo para o couro cabeludo, que secreta menos sebo devido ao aperto dos poros causado pela queda de umidade.

Os cabelos do tipo afro, portanto, carecem de hidratação naturalmente, então você deve ajudá-lo, fornecendo os produtos certos.

cabelo afro

Quando o cabelo está danificado, geralmente é a queratina do cabelo que está danificada. Queratina, sendo a proteína natural contida no cabelo, proporciona elasticidade, flexibilidade e torna o cabelo resistente. Então, como tratar os cabelos ressecados quimicamente?

1. Hidrate o cabelo de acordo com a porosidade

Para cabelos secos e danificados, a fase de hidratação é essencial. Então, use os produtos necessários todos os dias para hidratar o cabelo. Saiba que a hidratação do cabelo consiste em trazer água suficiente para os fios. Portanto, é necessário conhecer sua porosidade.

Se você tem cabelos porosos, será difícil manter a hidratação interna. Por outro lado, se o seu cabelo não for muito poroso, será difícil fornecer hidratação (a água no seu cabelo). Em ambos os casos, você deve adaptar seu método de hidratação adequadamente.

2. Corte as pontas danificadas

corte de cabelo

Sabendo que o fio do cabelo está inerentemente “morto”, será difícil reparar cabelos muito danificados. A solução é, portanto, cortá-lo para começar de novo em uma boa base. Para cortar suas pontas, você pode procurar um profissional ou corte você mesmo, mas tome cuidado para não exagerar!

3. Nutra seu couro cabeludo

Lembre-se, na introdução, dissemos que geralmente em cabelos ressecados por química, o couro cabeludo secreta pouco sebo, isso afeta diretamente os cabelos. A hidratação começa com o couro cabeludo. Ter um couro cabeludo seco pode causar piora.  A melhor maneira de nutrir o couro cabeludo é banhando-se em óleos.

Além disso, favoreça os óleos que penetram rapidamente, por exemplo, o óleo de jojoba que é muito fino, que penetra rapidamente e suas propriedades são muito benéficas.

4. Faça uso dos shampoos a seco

O shampoo a seco é um tratamento que você faz em que não precisa lavar e enxaguar. Pode ser uma máscara ou um banho de óleo, a ideia aqui é para nutrir, fortalecer, suavizar o cabelo.

Por exemplo, se seu cabelo estiver danificado, você poderá usar pós indianos para fortalecê-lo. Além disso, o pó Amla e Brahmi são ideais para reparar cabelos danificados, pois fornecem força e volume, especialmente se forem usados ​​juntos.

5. Faça máscaras de proteínas para cabelos ressecados por química

Nosso cabelo é composto de queratina (proteína). Entretanto, as máscaras de proteína reparam a estrutura do cabelo, preenchendo as lacunas no cabelo ressecado por química. Máscaras de proteína ajudam a fortalecer e revitalizar cabelos secos e danificados.

Você pode usar uma máscara de proteína já feita. Existem muitas no mercado, escolha as máscaras naturais, ou faça você mesmo, adicionando a seu condicionador natural leite de coco ou abacate, por exemplo.

6. Incorpore ceramidas vegetais

Como a queratina, a ceramida é um componente do nosso cabelo. Ele está localizado dentro da cutícula do cabelo e atua como um cimento que liga as escamas, principalmente em cabelos ressecados por química. Assim, dá uma aparência suave às fibras capilares, elas reparam, fortalecem e protegem os cabelos.

Em resumo, você o encontrará em certos produtos para o cabelo, em óleos, em particular óleo de girassol ou em ingredientes ativos para incorporar ao seu creme hidratante.

7. Tenha uma alimentação saudável para cabelos ressecados

alimentação para cabelos ressecados

Algumas frutas e legumes são ricos em vitaminas E e biotina. Dessa forma, incorporá-los em sua dieta irá ajudá-lo a reparar seu cabelo. Também beba muita água! A primeira hidratação vem de dentro. Uma dieta saudável e equilibrada tornará seu cabelo mais forte!

8. Interrompa tratamentos químicos

Obviamente, se você tem cabelos secos e danificados devido a tratamentos químicos, não é preciso dizer que você deve interromper os tratamentos imediatamente para tratá-los. Então, para tratar a condição do seu cabelo, você deve remover a base do problema, pelo menos um tempo para restaurá-lo ao bom estado que era antes.

Concluindo, minha amiga, para que você consiga ver melhoras no seu cabelo, siga as dicas anteriores e além disso, claro, pare imediatamente com qualquer tratamento químico por um tempo.

Se gostou desse artigo, deixe o seu comentário aqui embaixo. Eu vou adorar ler e responder.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *