Cabelos secos: veja os tratamentos e receitas caseiras!

Os cabelos secos são frequentemente devido à falta de sebo, mas também pode resultar de nossos maus hábitos.

Para ajudar você a entender como é possível tratar os cabelos secos, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessada em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Por que acontece os cabelos secos?

Em outras palavras, os cabelos secos são um fenômeno de origem genética: o sebo, cujo papel é hidratar o couro cabeludo, desempenha pouca ou nenhuma função.

Assim sendo, também pode ser causada por agressões externas (sol, vento, mar e água da piscina, poluição …), por maus hábitos de beleza (elásticos muito apertados, escovação muito enérgica e frequente, muito quente), ou pelo uso de produtos mal adaptados.

Resultado: então, quando você sofre deste problema, o cabelo perde sua elasticidade, torna-se opaco e quebradiço, bifurca-se mais facilmente, a irritação e a coceira são mais frequentes.

Felizmente, para cuidar dos seus cabelos secos, existem várias soluções. Por exemplo, uma máscara nutritiva caseira para cabelos pode ajudar a hidratar.

Como tratar o cabelo na falta de hidratação?

Use um shampoo correto

Em resumo, a base é usar um shampoo suave e nutritivo para cabelos secos. Além disso, ele é um produto rico em ingredientes nutritivos, como ceramidas (que fecham as escamas), óleos ou ácidos graxos essenciais. No entanto, evite lavar o cabelo com muita frequência para não o enfraquecer ainda mais.

Escolha com sabedoria o condicionador

Assim também, além de escolher bem o seu shampoo, é bom completar a sua rotina de cabelo com a aplicação de um condicionador que facilitará a nutrição dos seus cabelos secos.

Em resumo, escolha um produto adaptado à sua natureza capilar (cabelos encaracolados, crespos, cabelos finos e secos, cabelos coloridos) para uma ação ideal. Deixe por alguns minutos antes de enxaguar.

Aplique máscara nutritiva

Com o intuito de nutrir os fios, aplique uma vez por semana, após o shampoo, uma máscara de nutrição no cabelo úmido.

Esta máscara irá trazer todos os cuidados necessários para o seu cabelo, que irá encontrar flexibilidade e suavidade.

Utilize óleos

Em resumo, antes de secar, complete sua rotina de cabelo com um óleo para nutrir e proteger. Esses óleos nutrem a fibra capilar, dá brilho aos cabelos secos e os deixa delicados.

Seque corretamente

Desse modo, com o passo de lavagem completado, pré-seque o cabelo molhado com uma toalha que remove o excesso de água. Em seguida, seque levemente com o secador de cabelos, a 15 cm do cabelo e nunca mais do que 15 segundos no mesmo lugar.

Quais máscaras caseiras para cabelos secos?

Com a finalidade de reparar os danos, existem muitas receitas caseiras de máscaras para cabelos secos que são fáceis de fazer para reparar e hidratar. Aqui estão alguns delas que podem te ajudar:

A máscara nutritiva para aplicar antes de lavar

Misture 2 colheres de sopa de óleo de rícino e 1 de azeite virgem. Em seguida, adicione 10 gotas de óleo essencial de lavanda, 5 gotas de óleo essencial de sálvia. Misture tudo e aplique no seu cabelo.

Assim sendo, cubra com filme plástico e enrole uma toalha quente em volta da cabeça e deixe por 1 hora. Em seguida, enxágue bem.

No entanto, você pode fazer essa máscara uma vez por semana se os seus cabelos estiverem muito secos, ou a cada 15 dias.

Máscara com mel e azeite

Misture 2 colheres de sopa de azeite e mel (aquecido para torná-lo líquido). Para o brilho, você pode adicionar uma gema de ovo e suco de limão. Aplique em seus cabelos secos, deixe por pelo menos 30 minutos, em seguida, lave com um shampoo de cabelo seco suave especial.

Como pentear o cabelo frágil?

Em resumo, para modelar seu cabelo sem atacá-lo, é importante ter movimentos suaves, especialmente se eles forem frágeis. Um produto suave e nutritivo, sem enxaguar, irá aperfeiçoar o desembaraço e hidratar o cabelo.

Então, para facilitar todo o processo, escolha produtos que sejam próprios para cabelos secos, e que deixem essa informação clara na embalagem.

Como ter um cabelo bonito graças à sua comida?

Nosso prato tem um impacto sobre a saúde do nosso cabelo. Por isso, é importante comer saudável para ter o cabelo em boa forma.

Aliás, para curar seu cabelo seco e danificado, considere comer amêndoas, nozes, avelãs e cereais. Também favoreça o consumo de verduras e frutas frescas.

Não se esqueça dos peixes como sardinha, truta, cavala, salmão, que são ricos em ômega 3. Contudo, evite gorduras saturadas (frios, fast food, pão branco).

Então, tratar os cabelos secos pode parecer mais difícil do que realmente é. Dessa forma, adapte sua vida e sua rotina de beleza e eu tenho certeza que os resultados obtidos serão maravilhosos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *